Cloud Kitten
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Cloud Kitten
Olá a todos!
Vou postar aqui a construção do aero elétrico que agora pertence ao Igor Carballal.
Trata-se do Cloud Kitten - um aeromodelo projetado inicialmente para motor glow 2t de .10 a .15.
É um aero que sempre quis fazer, pois achava que ao mesmo tempo ele era muito simples, mas muito bonito.
A planta original foi publicada na revista RCMagazine, nos anos 80, projeto de Fred Reese.
O aeromodelo foi modificado para motorização elétrica, e recebeu motor E-max 2215-20, com hélice 9x4,7 APC. Bateria usada foi 3S de 1500 a 2250mAh.
Peso final entre 750 e 850g.
Envergadura de 122cm (48pol.).
(como não estou conseguindo postar figuras, vai um videozinho do modelo na versão sem ailerons - como o original. Amanhã eu posto as fotos e a descrição da construção)
Abraços!
Orson
Vou postar aqui a construção do aero elétrico que agora pertence ao Igor Carballal.
Trata-se do Cloud Kitten - um aeromodelo projetado inicialmente para motor glow 2t de .10 a .15.
É um aero que sempre quis fazer, pois achava que ao mesmo tempo ele era muito simples, mas muito bonito.
A planta original foi publicada na revista RCMagazine, nos anos 80, projeto de Fred Reese.
O aeromodelo foi modificado para motorização elétrica, e recebeu motor E-max 2215-20, com hélice 9x4,7 APC. Bateria usada foi 3S de 1500 a 2250mAh.
Peso final entre 750 e 850g.
Envergadura de 122cm (48pol.).
(como não estou conseguindo postar figuras, vai um videozinho do modelo na versão sem ailerons - como o original. Amanhã eu posto as fotos e a descrição da construção)
Abraços!
Orson
Orson- Mensagens : 58
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Sensacional!!
Que maravilha este vídeo Orson.
Além do modelo voar muito o vídeo ficou sensacional!!
Parabéns!!
Manda a música no e-mail que gostei muito também.
Além do modelo voar muito o vídeo ficou sensacional!!
Parabéns!!
Manda a música no e-mail que gostei muito também.
Orson- Mensagens : 58
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Re: Cloud Kitten
Comecei pelo trem de pouso, de alumínio. Na Delta Modelismo tinha do tamanho certinho.
Então passei a confeccionar as polainas:
Então passei a confeccionar as polainas:
Orson- Mensagens : 58
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Re: Cloud Kitten
Grade tudo bem?
Acabei de impremir aqui vou construir o Quebra Vento com 60% da planta entao vai dar 51,60 cm.
Vamos ver o q q vai dar porem quero construir o mais leve possivel.
Abracos
Acabei de impremir aqui vou construir o Quebra Vento com 60% da planta entao vai dar 51,60 cm.
Vamos ver o q q vai dar porem quero construir o mais leve possivel.
Abracos
Igor Carballal- Mensagens : 11
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Re: Cloud Kitten
Igor, legal, acho que se fizer o Quebra-Vento com essa medida, eu faria com menor quantidade de nervuras, inclusive vazadas, e a fuselagem usaria chapa de 1mm, mas mantendo os reforços estruturais (longarinas). Dispensaria também o trem de pouso, pois com essas medidas ele pousará que nem um passarinho. Ou faz o trem com vareta de carbono e rodinhas de shock flyer.
Continuando as polainas:
Nesta época eu não tinha ferramenta adequada para serrar o liteply, mas depois de lixar ficou bom
Continuando as polainas:
Nesta época eu não tinha ferramenta adequada para serrar o liteply, mas depois de lixar ficou bom
Orson- Mensagens : 58
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Re: Cloud Kitten
Alguém sabe onde compra essas polainas prontas? No tamanho dos aeros que faço é difícil de achar.
Dá um pouco de trabalho fazer, mas o resultado final é bem gratificante!
Vou ver se ainda aprendo a fazer em fiberglass ou vacuum forming.
Dá um pouco de trabalho fazer, mas o resultado final é bem gratificante!
Vou ver se ainda aprendo a fazer em fiberglass ou vacuum forming.
Orson- Mensagens : 58
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Re: Cloud Kitten
Para a adaptação do motor elétrico (E-Max 2215-20), redesenhei a posição da parede de fogo
e também redesenhei um capô fechado, tendo o spinner como referência para as dimensões
e também redesenhei um capô fechado, tendo o spinner como referência para as dimensões
Orson- Mensagens : 58
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Re: Cloud Kitten
Agora vocês notam que mantive a mesma incidência do eixo do motor, exatamente como na planta.
O Igor poderia nos dar uma dica, e nos orientar se há alguma correção sugerida para o Down & Side Thrust, pois depois será meio chato de corrigir, estando com o cowl pronto, pois o spinner ficará bem rente à frente do cowl.
O Igor poderia nos dar uma dica, e nos orientar se há alguma correção sugerida para o Down & Side Thrust, pois depois será meio chato de corrigir, estando com o cowl pronto, pois o spinner ficará bem rente à frente do cowl.
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Re: Cloud Kitten
Cortadas as laterais da fuselagem em chapa de balsa 1/16
Colando as cavernas com o devido cuidado em relação ao correto alinhamento vertical e longitudinal
Colando as cavernas com o devido cuidado em relação ao correto alinhamento vertical e longitudinal
Última edição por Orson em Qua Jul 15, 2009 8:52 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Cloud Kitten
Com a cavernas coladas, só falta fechar o topo e o fundo
a chapa de 1/16 é colada transversalmente (cross grain)
faltando apenas lixar
a chapa de 1/16 é colada transversalmente (cross grain)
faltando apenas lixar
Última edição por Orson em Qua Jul 15, 2009 8:53 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Cloud Kitten
Agora falta finalizar os detalhes do nariz. A peça circular em liteply é 1 -2mm maior que o spinner
Com o spinner na posição:
Cauda cortada e com furos para alívio de peso:
Com o spinner na posição:
Cauda cortada e com furos para alívio de peso:
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Re: Cloud Kitten
As asas foram feitas com estrutura em "D" (D shape tube), que deixa mais resistente e agrega pouco peso
Aqui um detalhe de como gosto de encaixar as nervuras no bordo de ataque e de fuga
As asas prontas e uma geral do aeromodelo
Aqui um detalhe de como gosto de encaixar as nervuras no bordo de ataque e de fuga
As asas prontas e uma geral do aeromodelo
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Re: Cloud Kitten
Reforço da união das asas com tira de tecido de fibra de vidro
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Re: Cloud Kitten
Detalhes do cowl removível e preso por ímãs de neodímio:
Confecção de capô para acesso à bateria e ESC:
Fiz um Air Scoop para ventilar o motor:
Confecção de capô para acesso à bateria e ESC:
Fiz um Air Scoop para ventilar o motor:
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Re: Cloud Kitten
Tension hinges ou film hinges: dobradiças feitas com o próprio filme termo adesivo. Muito leves, muito flexíveis, muito baratos, pode ser feito sem bizelar a borda da superfície móvel. Muito bom para pequenos aeromodelos.
Cada dobradiça é composta por um par de retângulos de filme. Notem que cada retângulo é feito por 2 metades quadradas de filme. Importante: essas metades são unidas sobrepondo-se as faces adesivas entre si.
Notem aqui como são coladas as dobadiças. É importante a prévia aplicação de uma tira de Monokote ao longo da borda, para efeitos estéticos.
E cola-se as tirinhas aos pares, como sou meio preguiçoso, deixei espaço entre cada par, mas pode ser feito uma ao lado da outra ao longo de toda a extensão
Resultado final:
Cada dobradiça é composta por um par de retângulos de filme. Notem que cada retângulo é feito por 2 metades quadradas de filme. Importante: essas metades são unidas sobrepondo-se as faces adesivas entre si.
Notem aqui como são coladas as dobadiças. É importante a prévia aplicação de uma tira de Monokote ao longo da borda, para efeitos estéticos.
E cola-se as tirinhas aos pares, como sou meio preguiçoso, deixei espaço entre cada par, mas pode ser feito uma ao lado da outra ao longo de toda a extensão
Resultado final:
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Re: Cloud Kitten
Entelagem pronta:
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Re: Cloud Kitten
Fiz 2 asas, uma sem ailerons (azul) e outra com ailerons (laranja). Os servos pus no meio das asas:
Orson- Mensagens : 58
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Re: Cloud Kitten
Agora falta distribuir a eletrônica:
Fazer a linkagem: Depois alarguei a passagem dos links na madeira, pois estava com resistência
Fazer a linkagem: Depois alarguei a passagem dos links na madeira, pois estava com resistência
Orson- Mensagens : 58
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